Atualmente uma das melhores maneiras de divulgar seu negócio são as redes sociais, isso transformou como uma empresa se conecta com seu público, oportunidades para construir sua marca, seu relacionamento com clientes, a interação com eles e por consequência as vendas.
Mas eu quero fazer você refletir um pouco sobre com surgiram as redes e o que bucam por lá, as pessoas começaram a criar seu perfil para compartilhar, curtir, criar grupos que discutem assuntos específicos, encontrar seus pares, a ideia era mostrar sua vida mesmo e acompanhar a vida dos outros, uma grande novela on-line.
O que vemos nas redes sociais é uma extensão do que vemos no mundo, elas permitem que as pessoas compartilhem suas experiências, opiniões, interesses e busquem conexões, por isso focar em vendas é um caminho tão arriscado, temos que focar em construir relacionamentos.
Ninguém está ali com para comprar, as empresas que compreendem isso, e respeitam, estão em posição privilegiada e se destacam cada vez mais.
Agora sendo mais prática, pode ter certeza que os vídeos ou posts mais engajados do seu perfil será aquele onde você responde uma dor do seu cliente, onde um cliente faz um depoimento sobre como seu trabalho o ajudou a ir para o próximo nível.
Quem aqui nasceu nos anos 80/90, sabe o quanto as novelas influenciavam o consumo das pessoas, ter um produto inserido na sua programação fazia-o se esgotar em poucas horas, ou criava um desejo enorme na população. Hoje em dia isso acontece muito com as redes sociais, através dos influenciadores e futuramente através do seu próprio cliente.
Atualmente falamos muito em humanizar a marca, mas será que todo mundo sabe aqui o que isso significa? E porque usamos tanto? Então deixa eu te contar, usamos muito para nos aproximarmos dos nossos clientes a um custo cada vez menor, mas como fazer isso? Seu cliente quer ver um pouco dos bastidores, de como você produz, entrega, quais valores são importantes não só para a marca, mas para os donos dela, querem saber quem está por trás da telinha, só assim as objeções da compra serão sanadas nesse processo on-line.
Tanto que isso é uma tendência que já temos grandes industrias com seus donos se tornando influenciadores com cases de sucesso bilionários, e programas de contratação de executivos em que um requisito básico é que ele seja a cara das empresas no digital.
Estamos seguindo para uma geração de compradores que cresceram com o celular na mão, para eles é muito natural pesquisar sobre sua empresa, e já pensou no que esse potencial cliente vai encontrar ao pesquisar por você.
E falando no que vão encontrar sobre você, as empresas devem se preocupar muito em responder todos os seus clientes, avaliações e até criticas, afinal qualquer negócio pode ter seu problema, o que fará diferença é a atenção que está dando para o cliente e como resolver a questão.
A próxima vez que você se questionar do porquê as redes sociais não te trazem resultados, olhe para seu material com o olhar do cliente, você esta resolvendo um problema dele, você se preocupou com ele ou só aparece quando quer vender?
Vamos lá para o movimento APAREÇA E VENDA!
Brasil é o terceiro maior consumidor de rede social do mundo
72% querem ser atendidos imediatamente, 95% dos adultos seguem marcas nas suas redes sociais e 71% das pessoas querem experiências e fotos reais.
Importância das redes sociais para marcas
• Visibilidade da marca;
• Relacionamento mais próximo com o público;
• Posicionamento da marca no mercado;
• Melhoria no engajamento nas redes sociais;
• Consumidores fiéis;
• Monitorar suas menções e acompanhar o funcionamento dos processos;
Como fazer de forma correta
• Escolha em quais redes sociais combinam com suas marcas;
• Treine sua equipe para esse tipo de atendimento;
• Use a linguagem adequada para cada rede social;
• Em redes sociais precisam responder rápido, essa é uma das maiores causas de reclamação;
• Não deixe comentário e perguntas sem respostas;
• Gere conexão com os seus consumidores, use dos recursos dessas redes para mostrar seus valores, assim terá não somente clientes, mas fãs.
Redes Sociais em Números
3h46 é o tempo médio que as pessoas passam nas redes sociais, 131,5 Milhões de usuários conectados.
Fontes de Consulta:
• Relatório “Digital 2023 – Global Overview Report”, da We Are Social.
• https://www.marketingsherpa.com/
• Zendesk CX Trends 2023.
• Comscore, “Tendências de Social Media 2023”.
• Pexel.com e Acervo Pessoal.